NO LOCAL CONHECIDO COMO PAINEIRAS; ENTRE CANA DO REINO E SOLEDADE.
É UMA DAS PRINCIPAIS NASCENTES DESTE IMPORTANTE RIO QUE CORTA TODO O MUNICÍPIO DE CRISTIANO OTONI. EXISTEM MUITAS OUTRAS NASCENTES DE IGUAL IMPORTÂNCIA NA ÁREA DO MUNICÍPIO, QUE CORREM, QUASE QUE EM SUA TOTALIDADE, PARA O RIO PARAOPEBA.

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAOPEBA É EXTENSA, ABRANGENDO IMPORTANTES RIOS E CÓRREGOS DO ESTADO. O RIO PARAOPEBA TEM SUA FOZ NA REPRESA DE TRÊS MARIAS, FAZENDO PARTE DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO.

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAOPEBA SITUA-SE A SUDESTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS E ABRANGE UMA ÁREA DE 13.643 KM2. O RIO PARAOPEBA, QUE NA LÍNGUA TUPI SIGNIFICA “RIO DE ÁGUAS RASAS E DE POUCA PROFUNDIDADE”, TEM COMO SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES O RIO ÁGUAS CLARAS, MACAÚBAS, O RIO BETIM, O RIO CAMAPUÃ E O RIO MANSO. ELE É TAMBÉM UM DOS MAIS IMPORTANTES TRIBUTÁRIOS DO RIO SÃO FRANCISCO, PERCORRENDO APROXIMADAMENTE ATÉ A SUA FOZ NO LAGO DA REPRESA DE TRÊS MARIAS, NO MUNICÍPIO DE FELIXLÂNDIA, 510 KM. A BACIA DO RIO PARAOPEBA POSSUI UMA ÁREA QUE CORRESPONDE A 2,5% DA ÁREA TOTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS. PERTO DE 1,4 MILHÃO DE PESSOAS VIVEM NA BACIA, EM 48 MUNICÍPIOS DE PAISAGENS, CULTURAS, ECONOMIAS E REALIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS E AMBIENTAIS MUITO DIVERSAS.

A REGIÃO ABRIGA UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS ECONÔMICOS DE MINAS GERAIS, LOCALIZADO ENTRE CONTAGEM (INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO, ESPECIALMENTE, METALÚRGICA E QUÍMICA) E BETIM, MUNICÍPIO QUE ABRIGA A FIAT AUTOMÓVEIS S/A, A PETROBRÁS E VÁRIAS INDÚSTRIAS-SATÉLITES, FORMANDO O SEGUNDO PÓLO INDUSTRIAL AUTOMOBILÍSTICO DO PAÍS. JUNTOS ESTES DOIS MUNICÍPIOS DETÊM 12,5% DO PIB DE MINAS GERAIS, SEGUNDO DADOS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, EM 2007.

COM ATIVIDADES ECONÔMICAS DINÂMICAS SE DESTACAM TAMBÉM OS MUNICÍPIOS DE SETE LAGOAS (PECUÁRIA, SIDERURGIA, ALIMENTAR E AUTOMOBILÍSTICA), OURO BRANCO (SIDERURGIA), CONGONHAS DO CAMPO (MINERAÇÃO) E CONSELHEIRO LAFAIETE (EXPLORAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO E MANGANÊS, METALURGIA E SIDERURGIA). SEGUNDO DADOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA/IBGE, A BACIA POSSUI MENOS DA METADE DA ÁREA TOTAL DE DRENAGEM DA BACIA DO RIO DAS VELHAS, MAS CONTA UM NÚMERO MAIOR DE USUÁRIOS CADASTRADOS (INDÚSTRIAS, EMPRESAS, AGRICULTORES).

A SUB BACIA QUE COMPÕEM O RIO PARAOPEBA É COMPOSTA POR VÁRIOS CÓRREGOS E RIBEIRÕES: Córrego do Salvador (CACHOEIRA DA PRATA) Córrego do Riacho Fundo (MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DA PRATA)Córrego Capão Queimado (MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DA PRATA) Córrego Tapera (MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DA PRATA) Córrego dos Bertolinos (CACHOEIRA DA PRATA) Córrego de Areias (MUNICÍPIO DE FORTUNA DE MINAS) Córrego do Retiro (MUNICÍPIO DE FORTUNA DE MINAS) Córrego do Tropeiro (FORTUNA DE MINAS) Ribeirão do Cipó (MUNICIPIO DE FORTUNA DE MINAS) Córrego Fortuna de Cima (FORTUNA DE MINAS) Córrego Três Barras (MUNICÍPIO DE FORTUNA DE MINAS) Ribeirão Urucúia (MUNICÍPIO DE FORTUNA DE MINAS COM ESMERALDAS) Córrego Passagem Boa (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Ribeirão Cambiacho (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Ribeirão São João (MUNICÍPIO DE INHAUMA) Córrego dos Maias (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Córrego Arrozal (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Córrego da Onça (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Córrego Saco D'anta (MUNICÍPIO DE INHAÚMA) Ribeirão Inhaúma (INHAÚMA)




 

                                                     PÔR DO SOL NO PARAOPEBA

                                               ABAIXO: A NASCENTO DO RIO


 

 
ABAIXO O RIBEIRÃO MACACOS EM CACHOEIRA DA PRATA E NA FOTO ABAIXO O RIBEIRÃO SÃO JOÃO NO MUNICÍPIO DE INHAÚMA, AFLUENTES DO PARAOPEBA