OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR 040 LIGANDO SETE LAGOAS ATÉ O TREVÃO DE CURVELO, TERMINA EM 2010


Com investimentos que somam 181 milhões, do km421 ao km 471 a obra foi iniciada em abril de 2007 e tem sua conclusão prevista para 2.010. Ela é dividida em dois lotes.O primeiro compreende o segmento entre o Trevo de Curvelo (km423) e o acesso norte para Paraopeba (km 435), numa extensão de 14 km e está a cargo das empresas Construtora Brasil e ARG. O lote dois que vai de Paraopeba até Sete Lagoas (35 km de extensão) é de responsabilidade do Consórcio Iwai, Cowan e Aterpa.O engenheiro José Barros Júnior, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Sete Lagoas informaram que 96% das obras do primeiro lote estão concluídas, inclusive com um trecho já liberado para o tráfego. “Temos em andamento neste trecho, a construção de uma ponte moderna, mais larga, com altura mais elevada, além da reforma de uma ponte antiga. Este trecho deverá ficar totalmente pronto no mês de outubro.Com relação ao trecho Paraopeba/ Sete Lagoas, o engenheiro José Barros, disse que além de ter uma maior extensão, envolvem obras mais complexas como o novo contorno (variante) numa extensão de 8 km em Paraopeba, que vai tirar todo o tráfego da cidade, mas o trecho continuará funcionamento como Avenida da cidade, portanto sendo opcional para o motorista que trafega na rodovia. “Neste trecho, tivemos atrasos por causa de desapropriações, inclusive da região do minhocuçu que está sendo resolvida na justiça, mas já temos 70% pronto, argumentou o engenheiro do Dnit.Outra mudança prevista com a duplicação será a localização do Posto da Polícia Rodoviária Federal que será construído no canteiro central na saída de Sete Lagoas para Paraopeba.