Governo de MInas vai asfaltar 464 km de estradas em nossa região, inclusive a estrada de terra que liga Papagaios a Pompéu


REGIÃO CENTRAL INTEGRADA

A região Central de Minas receberá 464,6km de pavimentação. Além dos acessos a Sete Lagoas, contarão com asfalto as estradas de Cordisburgo a Santana de Pirapama (40km), Curvelo a Cordisburgo (43km), Papagaios a Pitangui (31km), Papagaios a Pompéu (40km), Pedro Leopoldo a BR-040 (25km), Santana de Pirapama a BR-259, perto de Presidente Juscelino (53km), Santana do Riacho a Baldim (37km), Pompéu ao distrito de Silva Campos na represa de Três Marias (47km), Pompéu a BR-050 em Abaeté (44km).

CAMINHOS DE MINAS

O “Caminhos de Minas” é a continuidade ao Proacesso, criado em 2004 para interligar 225 municípios com asfalto. Ao final deste ano, serão 5,5 mil quilômetros de pavimentação. Com o novo programa, o governo estadual pretende construir 7,6 mil quilômetros de novas estradas para que as cidades do interior tenham viagens mais curtas, movimentando a economia e promovendo o desenvolvimento. Os investimentos serão de quase R$ 5 bilhões.

A etapa lançada oficialmente busca dar forma ao Planejamento Estratégico de Logística de Transportes, integrante do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado direcionado para o período de 2007 a 2023. “É um programa que vai trazer, não só, qualidade de vida, conforto, mas, especialmente, desenvolvimento econômico e integração regional às diversas regiões de nosso estado”, explicou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que garantiu ter recursos para a execução das obras. O governador confirmou a apresentação do projeto de pavimentação, no início de julho, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial (Bird), financiadores de outras ações mineiras de infraestrutura. “O governo tem reconhecimento por aquilo que fez e tem crédito para fazer mais”, disse Anastasia.

ANDAMENTO DAS OBRAS


A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) está autorizada a iniciar a pavimentação em 509km em 21 dos 223 trechos. Segundo o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, José Élcio Monteze, os projetos de Sete Lagoas estão sendo finalizados para que se inicie a licitação. Na mesma fase estão outros 35 trechos no estado. Em processo de elaboração de projetos de engenharia estão 40 ligações e 122 novas estradas aguardam a abertura de licitação para contratar projetos.

Em discurso, o secretário da pasta, Fuad Noman, esclareceu que o Caminhos de Minas foi construído após o mapeamento das necessidades de unir rodovias importantes e atender as cidades do interior que não possuíam ligação por asfalto. “O programa é a prática do ensinamento do Choque de Gestão, que nos permite planejar com antecedência para ter economia e vantagens na execução”, afirmou.