Diante de quase 15 mil torcedores, o América venceu o Sport, na tarde deste sábado, por 2 a 1, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e está a um passo da Série A. Agora, basta um empate com a Ponte Preta na última rodada, em Campinas, para o Coelhão confirmar a volta à elite do futebol brasileiro. A festa que começou com o gol do artilheiro Fábio Júnior logo aos seis minutos e se intensificou aos 35, quando Dudu ampliou para 2 a 0, só não foi completa porque a Portuguesa venceu o Ipatinga, no Canindé. Um empate em São Paulo anteciparia o acesso americano à Primeira Divisão.
Surpresa
O técnico Mauro Fernandes surpreendeu na escalação. Ele escalou o atacante Laécio como companheiro de Fábio Júnior, quando todos esperam por Euller ou Thiago Silvy.
O Sport assustou aos quatro minutos, quando o meia Renato avançou pela direita e recebeu falta do lateral Rodrigo. O meia Marcelinho Paraíba cobrou forte e Flávio, com as pontas dos dedos, desviou a bola no travessão.
O efeito foi imediato. A resposta do América foi fulminante. Aos seis minutos, o aniversariante do dia, o artilheiro Fábio Júnior, abriu o placar para o coelhão. Em cobrança de falta ensaiada da entrada da área, Fábio Júnior desviou de cabeça para o fundo da rede do gol defendido pelo goleiro Magrão, fazendo 1 a 0.
No minuto seguinte, o volante Germano deu uma cotovelada em Dudu, na entrada da área do América, fora do lance de bola, e recebeu o cartão vermelho.
Aos 12 minutos, Rodrigo cobrou lateral para Laécio, na esquerda. O atacante girou e tinha a condição de finalizar, mas tentou cruzar e a bola saiu pela lateral.
Dominando completamente e, empurrado pela torcida, o América chegou ao segundo gol. Aos 36 minutos, o volante Dudu avançou pela direita como um atacante. Ele recebeu a bola quase na entrada da área, ajeitou e chutou rasteiro, sem dar chance para o goleiro do Sport.
O América voltou para o segundo tempo com Thiago Silvy no lugar de Laécio e perdeu ótimas chances de “matar” o jogo. Aos 11, Fábio Júnior invadiu a área e chutou na rede, pelo lado de fora.
O Sport conseguiu ameaçar o gol de Flávio aos 15 minutos. Mas o goleiro americano estava atento e fez uma bela defesa. A bola ainda sobrou nos pés de Marcelinho Paraíba, que cruzou novamente para a área, mas a defesa cortou.
Aos 25 minutos, o lance mais polêmico do jogo. O lateral Marcos Rocha fez grande jogada em diagonal. Ele invadiu a área e tentou tabelar com Thiago Silvy e Fábio Júnior, que estavam impedidos. A bola bateu no zagueiro e voltou para ele mesmo finalizar. Mas o assistente marcou impedimento e invalidou o terceiro gol americano.
Já na base do desespero, o Sport se lançou ao ataque e conseguiu diminuir aos 36 minutos. Sempre pela esquerda com o rápido meia Heltinho, a equipe pernambucana aproveitou um descuido dos zagueiros americanos e fez seu gol. Só que o América estava bem mais perto do terceiro gol do que sofrer o empate.
Fábio Júnior, que recebeu homenagens da família e de amigos, que levaram faixas para o campo, chegou ao ataque novamente. Em belo chute de fora da área, ele arriscou e quase marcou.
Depois dos 40 minutos, o Coelho passou a jogar com um a menos, depois que Marcos Rocha foi expulso por jogada violenta.
Mas o América já estava administrando a vantagem, enquanto a torcida fazia festa à esperava o apito final. Após o encerramento da partida, certos do retorno do time à Série A, os torcedores só deixaram o estádio depois de todos os jogadores foram o vestiário.
