Jogo que abre uma década não tinha vencedor desde 1951, e a última vitória atleticana, no Estadual, foi em 2007
O Atlético fez a festa no primeiro clássico da década. Com um show de Diego Tardelli, autor de três gols, e contando com grande atuação do goleiro Renan Ribeiro, o Galo bateu o Cruzeiro por 4 a 3, de virada, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, ontem à tarde, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O outro gol atleticano foi de Neto Berola. Wellington Paulista, Henrique e Gil marcaram para a equipe celeste.
Com o resultado, mais do que a liderança do Campeonato Mineiro, pelo menos até hoje, quando o Guarani joga, o Atlético acabou com duas escritas. A mais longa delas: vencer o primeiro clássico de uma década. Isso não acontecia desde 1951, quando o Galo goleou o Cruzeiro por 3 a 0, no Estádio da Alameda, onde hoje está localizado o Extra Hipermercados, no bairro de Santa Efigênia, num amistoso.
Além disso, em confrontos válidos pelo Campeonato Mineiro, o Atlético não derrotava o Cruzeiro desde 29 de abril de 2007, quando goleou por 4 a 0, na partida de ida da decisão do Campeonato Mineiro. Depois, em oito confrontos pelo Estadual, foram seis vitórias cruzeirenses e dois empates.
O atacante Diego Tardelli, responsável maior pela vitória atleticana, entrou para a história do clássico na Era Mineirão, iniciada em 1965, com os três gols marcados no confronto de hoje.
Só dois jogadores do Atlético tinham marcado três vezes sobre o Cruzeiro, num mesmo jogo, desde a inauguração do estádio da Pampulha. O primeiro a alcançar o feito foi Tucho, na vitória por 5 a 3, em 29 de fevereiro de 2004, pela primeira fase do Campeonato Mineiro.
No último clássico do ano passado, pelo returno do Campeonato Brasileiro, foi a vez de Obina marcar três gols sobre o Cruzeiro na vitória do Galo por 4 a 3. O jogo foi disputado em 24 de outubro de 2010, no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.
O que o Atlético manteve com a vitória de ontem foi a escrita de um clássico mineiro com torcida única sempre ter o visitante como vencedor. Os 4 a 3 do Galo, em Uberlândia, no ano passado, teve apenas cruzeirenses no Parque do Sabiá.
Antes, no turno do Brasileiro 2010, o Cruzeiro tinha feito 1 a 0 num clássico disputado na Arena do Jacaré, que recebeu apenas atleticanos.
