Governo de Minas intensifica a fiscalização de veículos com excesso de carga

O Governo de Minas vai intensificar a fiscalização dos veículos com excesso de peso nas rodovias estaduais, com a instalação de mais 12 postos de pesagem até o final do ano. Atualmente existem 20 balanças em funcionamento nas estradas mineiras.
As novas balanças estão sendo testadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e, a previsão é de que em 10 dias comecem a operar na MG-238 (Cachoeira da Prata), MG-431 (Itaúna), MG-430 (São Gonçalo do Pará), MG-223 (Uberlândia) e na MG-154 (Ituiutaba). Posteriormente, serão instaladas balanças na MG-420 (Pompeu), MG-164 (Bom Despacho), MG-352 (Pitangui), MG-060 (São José da Varginha e Esmeraldas) e MG-223 (Araguari). A medida integra o programa de segurança nas estradas do Governo do Estado.
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) prevê investimentos de R$ 400 mil em cada unidade, com um custo mensal de R$70 mil no sistema. O objetivo é evitar que caminhões transportando até o dobro do peso permitido estraguem as rodovias recuperadas.
As novas balanças serão móveis, o que permite o seu deslocamento de uma unidade de pesagem para outra. Além disso, os equipamentos, regulamentados pelo Inmetro, são de alta tecnologia e possuem um sistema moderno. Eles evitam que longas filas de caminhões se formem nos postos fiscais.
De acordo com o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, o excesso de carga reduz a vida útil de uma rodovia, provocando buracos, afundamentos no asfalto e colocando em risco a vida dos demais motoristas.
“O tráfego de veículos de transporte com peso acima do permitido é um dos principais responsáveis pelos estragos nos pavimentados das vias, por isso o controle de peso é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento, especialmente por onde trafega o maior volume de carga”, disse.
O critério para a escolha dos locais das balanças de pesagem foi feito de acordo o volume de cargas que transitam nas rodovias mediante estudos técnicos efetuados por profissionais do DER/MG. Os levantamentos apontaram rotas de fugas em postos de pesagem e o registro de excessos de pesos considerados absurdos. Com base nestes levantamentos foi elaborado o projeto de instalação de postos de pesagem.
Balanças em operação
Rodovia
Localização Balança
(km)
Trecho





Balanças em Operação
LMG758
51,0
Açucena-Belo Oriente
MG050
301,0
Capitólio-Ponte Rio Turvo
MG290
27,0
Borda Mata-Ouro Fino
MGT120
745,0
Cataguases-Piraúba
MGT367
58,3
Couto Magalhães-Diamantina
MG050
109,0
Divinópolis-Itaúna
MGT120
356,0
Guanhães-Itabira
MG050
400,0
Itaú Minas-São Sebastião Paraíso
MGT135
198,0
Januária-Ponte Rio São Francisco
MGT135
299,0
Mirabela-Montes Claros
MGT329
105,0
Ponte Nova-Rio Casca
MG050
328,0
Ponte Rio Turvo-Entr.Alpinópolis
MGT354
171,0
Presidente Olegário-Entr.BR365
MG430
26,5
Entr.MG252(São Gonçalo Pará)-Entr.MG050
MG223
13,8
Entr.BR365-Entr.MG190 (Monte Carmelo 2)
BR120
342,0
Guanhães-Entrº da MG 232
BR418
16,6
Nanuque-Divisa MG/BA
MG190
21,5
Entr.Brejão-Entr.Monte Carmelo(Monte Carmelo 1)
MG188
313,5
Coromandel-Entr.Chapadão
MGT452
54,6
Araporã-Tupaciguara


TOTAL: 20