O Governo de Minas vai intensificar a
fiscalização dos veículos com excesso de peso nas rodovias estaduais,
com a instalação de mais 12 postos de pesagem até o final do ano.
Atualmente existem 20 balanças em funcionamento nas estradas mineiras.
As
novas balanças estão sendo testadas pelo Instituto de Pesos e Medidas
(Ipem) e, a previsão é de que em 10 dias comecem a operar na MG-238
(Cachoeira da Prata), MG-431 (Itaúna), MG-430 (São Gonçalo do Pará),
MG-223 (Uberlândia) e na MG-154 (Ituiutaba). Posteriormente, serão
instaladas balanças na MG-420 (Pompeu), MG-164 (Bom Despacho), MG-352
(Pitangui), MG-060 (São José da Varginha e Esmeraldas) e MG-223
(Araguari). A medida integra o programa de segurança nas estradas do
Governo do Estado.
A Secretaria de Estado
de Transportes e Obras Públicas (Setop) prevê investimentos de R$ 400
mil em cada unidade, com um custo mensal de R$70 mil no sistema. O
objetivo é evitar que caminhões transportando até o dobro do peso
permitido estraguem as rodovias recuperadas.
As novas balanças serão móveis, o que permite o seu deslocamento de uma unidade de pesagem para outra. Além disso, os equipamentos, regulamentados pelo Inmetro, são de alta tecnologia e possuem um sistema moderno. Eles evitam que longas filas de caminhões se formem nos postos fiscais.
As novas balanças serão móveis, o que permite o seu deslocamento de uma unidade de pesagem para outra. Além disso, os equipamentos, regulamentados pelo Inmetro, são de alta tecnologia e possuem um sistema moderno. Eles evitam que longas filas de caminhões se formem nos postos fiscais.
De
acordo com o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, o
excesso de carga reduz a vida útil de uma rodovia, provocando buracos,
afundamentos no asfalto e colocando em risco a vida dos demais
motoristas.
“O tráfego de veículos de
transporte com peso acima do permitido é um dos principais responsáveis
pelos estragos nos pavimentados das vias, por isso o controle de peso é
fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do pavimento,
especialmente por onde trafega o maior volume de carga”, disse.
O
critério para a escolha dos locais das balanças de pesagem foi feito de
acordo o volume de cargas que transitam nas rodovias mediante estudos
técnicos efetuados por profissionais do DER/MG. Os levantamentos
apontaram rotas de fugas em postos de pesagem e o registro de excessos
de pesos considerados absurdos. Com base nestes levantamentos foi
elaborado o projeto de instalação de postos de pesagem.
Balanças em operação
Rodovia
|
Localização Balança
(km)
|
Trecho
|
Balanças em Operação | ||
LMG758
|
51,0
| Açucena-Belo Oriente |
MG050
|
301,0
| Capitólio-Ponte Rio Turvo |
MG290
|
27,0
| Borda Mata-Ouro Fino |
MGT120
|
745,0
| Cataguases-Piraúba |
MGT367
|
58,3
| Couto Magalhães-Diamantina |
MG050
|
109,0
| Divinópolis-Itaúna |
MGT120
|
356,0
| Guanhães-Itabira |
MG050
|
400,0
| Itaú Minas-São Sebastião Paraíso |
MGT135
|
198,0
| Januária-Ponte Rio São Francisco |
MGT135
|
299,0
| Mirabela-Montes Claros |
MGT329
|
105,0
| Ponte Nova-Rio Casca |
MG050
|
328,0
| Ponte Rio Turvo-Entr.Alpinópolis |
MGT354
|
171,0
| Presidente Olegário-Entr.BR365 |
MG430
|
26,5
| Entr.MG252(São Gonçalo Pará)-Entr.MG050 |
MG223
|
13,8
| Entr.BR365-Entr.MG190 (Monte Carmelo 2) |
BR120
|
342,0
| Guanhães-Entrº da MG 232 |
BR418
|
16,6
| Nanuque-Divisa MG/BA |
MG190
|
21,5
| Entr.Brejão-Entr.Monte Carmelo(Monte Carmelo 1) |
MG188
|
313,5
| Coromandel-Entr.Chapadão |
MGT452
|
54,6
| Araporã-Tupaciguara |
TOTAL: 20 |