A 5ª edição da plenária teve como objetivo discutir acerta de temas interesse das entidades sindicais como a Conferência do Trabalho Decente, conjuntura econômica e saúde e segurança no trabalho. . Entre os palestrantes estiveram presentes o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio e o secretario geral da Força Sindical Nacional, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
“Mais do que definir questões organizativas da central, o evento teve como objetivo discutir assuntos de interesse do trabalhador. Nossa prioridade é o trabalhador, assim temos que estar sempre discutindo temas recorrentes do movimento visando a melhor qualidade de vida e condições de trabalho para os trabalhadores”, afirmou o presidente da Força Sindical Minas, Rogério Fernandes.
A plenária também deu voz ao Projeto do Piso Salarial Estadual, atual discussão das Centrais Sindicais com o governo do estado. A igualdade de um piso em Minas Gerais criará um aquecimento economico no mercado de trabalho o que tornará mais forte a economia no estado.
O presidente do SINDIFTAC Rodrigo Barbosa participou do evento e concluiu que com a criação do piso salarial ganha o trabalhador e o comércio que aquece as vendas com mais dinheiro circulando na economia do estado.