Retrospectiva da Página 2011

Relembre o que foi notícia na Página em 2011


O cachoeirense Roger Luiz da Silva Teixeira Alves (Roginho), nascido em 10 de fevereiro de 1992, filho do ex jogador do Cachoeirense Julinho Sentado, brilhou nos gramados da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Com apresentações excelentes, ele atuol no meio de campo e marcou 03 gols dando ao jogador status de titular absoluto do time.

Lembrando que o Roger já conquistou o campeonato mineiro de júnior pelo Galo em 2010 e hoje faz parte do time profissional do Atlético.
Carnaval "Relembrando" agitou a cidade de Cachoeira em fevereiro

Neste sábado dia 26/02 acontece mais uma edição do Relambrando com Dunga, Miguel, Quintão e Banda, trazendo de volta as marchinhas do velho e bom Carnaval de salão.

A festa vai acontecer na Associação Recreativa Cachoeira Velonorte a partir das 23 horas.

Vale a pena conferir!

Acidente gravíssimo interditou a estrada Cachoeira da Prata a Sete Lagoas por mais de 24 horas em abril
Duas pessoas morreram na hora em um acidente no início da noite do dia  12 de abril na MG-238, em Cachoeira da Prata.

As carretas bateram de frente, sendo uma carregada com cal virgem e a outra com areia.

A carga dos veículos envolvidos se espalharam na pista que ficou interditada durante toda a noite nos dois sentidos.

Quem precisou seguir viagem ou chegar até Cachoeira da Prata tiveram que desviar pela estrada de terra que liga Inhaúma/Cachoeira.
Maio foi o mês que marcou o fim das atividades da Cachoeira Velonorte
Depois de completar 125 anos de existência no dia 08 de maio, a empresa têxtil Cachoeira Velonorte com sede em Cachoeira da Prata, colocou de Aviso Prévio na manhã de segunda feira 09/05 149 funcionários, sendo um total de quase 99% do seu quadro de empregados.

A Velonorte alegou que não teve mais como continuar as suas atividades, já que uma empresa com sede no Rio de Janeiro que leiloou o prédio no ano passado solicitou a desocupação do imóvel.

Uma nova empresa no mesmo ramo de atividades se instalou na cidade e absolveu toda a mão de obra da Velonorte.

O prédio foi a leilão através de um processo movido pelo Banco do Nordeste.
A empresa nasceu no dia 08 de maio de 1886, através do Coronel Américo Teixeira Guimarães juntamente com um grupo de empreendedores daquela época, ela já chegou a ter quase 1000 funcionários e foi uma das primeiras fábricas do setor Têxtil de Minas Gerais.
Conhecida como Cia Têxtil Cachoeira de Macacos (CTCM), no início da década de noventa já com uma nova direção o nome "Cachoeira de Macacos" passou a ser chamado de "Cachoeira Velonorte S/A".


Por volta das 22:30 horas da noite do dia 15-06 para dia 16 três jovens foram assaltados por dois elementos próximo da Av Padre João R da Cruz com Rua Manaus bem no centro de Cachoeira.

Os ladrões levaram os documentos, celulares e mochilas contendo materiais escolares da vítimas.

Um jovem de 23 anos morreu e outro, de 30, foi preso após os dois participarem de um roubo a joalheria em 15 de junho em Sete Lagoas.
Segundo a Polícia Militar, a dupla entrou em uma joalheria do centro da cidade, rendeu funcionários e clientes, roubou joias, celulares, dinheiro, e fugiu em um Siena.Uma outra pessoa esperava no carro. Durante rastreamento, os militares conseguiram localizar o trio na MG-238, na estrada de Cachoeira da Prata.
Ao avistarem a barreira policial, os suspeitos retornaram no sentido Sete Lagoas, quando foi iniciada uma perseguição. Em certo trecho da rodovia, o trio foi interceptado por viaturas que deslocavam de Sete Lagoas para Cachoeira da Prata. Assustado e em alta velocidade, o condutor do Siena perdeu o controle do veículo e bateu em uma cerca de arame instalada às margens da via. Mesmo com o acidente, os suspeitos desceram do veículo atirando contra os policiais, que revidaram à agressão. Com a troca de tiros, o jovem de 23 anos foi atingido por três disparos e detido. Em seguida, o homem de 30 anos também foi abordado. Com ele, os militares apreenderam uma pistola calibre 9 mm e 15 munição.
No mês de julho, adolescente foi assassinado em Cachoeira da Prata durante as festividades do carnaval temporão
Um jovem de 17 anos, identificado como A.J.M. foi assassinado na madrugada de domingo 03 de julho na cidade de Cachoeira da Prata, após uma briga generalizada ocorrida na Praça JK, no centro da cidade.
A Polícia Militar foi acionada e de acordo com os militares, ao chegarem ao local os responsáveis pelos disparos contra o jovem já haviam fugido.
A.J.M. chegou a ser transportado por uma ambulância até Sete Lagoas e encaminhado ao Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Também em julho, perdemos o pai do Real
Itamar obteve em Cachoeira da Prata, como candidato a senador 1.337 votos, ou seja, 28,45% do eleitorado

Morreu, no sábado 2 de julho, aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e desde o dia 21 de maio e fazia tratamento contra a leucemia.

No dia 27 de junho, foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital após contrair uma pneumonia grave. Em um boletim médico divulgado naquela ocasião, o Albert Einstein havia informado que o ex-presidente apresentara uma “ótima resposta” ao primeiro ciclo de quimioterapia.

O senador, eleito no ano passado pelo PPS de Minas Gerais, foi internado em maio com sintomas de gripe forte e sinusite. Após exames de rotina, o câncer foi diagnosticado “bem no seu início”, segundo o hospital.

Itamar, que era vice de Fernando Collor e assumiu a presidência em 1992, após a saída do titular, governou o país até 1994. Foi durante sua administração que se concebeu o Plano Real, que estabilizou a economia, controlou a inflação e lançou uma nova moeda para o país, o Real.

Também em sua gestão, no ano de 1993, foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo adotada pelo Brasil. Na votação, prevaleceu o presidencialismo.

Antes de chegar ao Palácio do Planalto, Itamar havia sido senador por Minas Gerais por três mandatos. Além disso, governou o Estado entre 1999 e 2003.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foi nomeado embaixador do Brasil em Roma.

O senador, formado em engenharia civil, iniciou a carreira política em 1958, quando se filiou ao PTB. Itamar nasceu em Juiz de Fora (MG) no dia 28 de junho de 1930.

Para se tratar da leucemia, ele havia pedido licença de suas atividades parlamentares.
Na noite de segunda-feira 19 de agosto, por volta das 19h45, na Praça Triângulo, Centro da cidade de Cachoeira da Prata, a vítima M.A.M., 32 anos, acionou a Polícia Militar porque viu três indivíduos que haviam comprado em seu comércio e efetuado o pagamento com uma nota de R$50,00 falsa.Eles estariam em um Veículo Fiat/Pálio de cor prata, placa da cidade de Sete Lagoas. Uma guarnição deslocou para o local, mas os suspeitos evadiram a pé antes da chegada dos policiais. Durante o rastreamento o suspeito M.B.M.B., 21 anos, foi encontrado escondido no meio do mato em um lote vago e reconhecido pelo solicitante, sendo um dos homens que lhe repassou a nota falsa.
A seca castigou o nosso município por mais de 130 dias
Desde o início do mês de setembro o fogo destruiu violentamente grande parte das áreas em nosso município. Os focos de incêndios se espalharam em vários pontos da região.

A Zona Rural nos distritos de Capão Queimado e Tapera da Cláudia fazendeiros contabilizaram o prejuizo e na cidade a serra do cruzeiro ficou em chamas desde o dia 08/09.
Foram mais de 130 dias sem cair uma gota de água em nossa região.

Os alunos da Escola Maria Anália Mendes Ferreira, professores e a direção, aproveitaram a manhã do sábado do dia 26/11 para realizarem uma passeata pelas ruas de Cachoeira da Prata, para lembrar o dia da Consciência Negra.

Mesmo debaixo de chuva a passeata não deixou de ser animadíssima, com charanga, balões, carro de som, bandeiras e muita música afro-brasileira.


Em novembro, uma tentativa frustada de homicídio em Sete Lagoas acabou em perseguição de três indívíduos que estavam em um veículo pálio placa JRA 1055 de Sete Lagoas, a príncípio não foi constatado que o carro era roubado.

A polícia continuou perseguindo-os em direção a Cachoeira da Prata, onde dentro da cidade pode-se ouvir disparos de tiros.

A fuga seguiu em direção a MG 238 até a altura da Zona Rural no distrito denominado Caeté.

Os bandidos tentaram fugir pela estrada de chão e perderam o controle do carro batendo contra uma cerca possibilitando a polícia de interceptá-los onde na ocasião foi constatado a morte de um dos integrantes da quadrilha no local através do SAMU.

A polícia encontrou com eles 04 armas de fogo.
20 de dezembro de 2011, data em que os atuais moradores de Cachoeira da Prata nunca mais vão esquecer, por pouco a cidade não se transformou em uma tragédia.
Parte da represa no centro da cidade que é abastecida pelas águas do Rio Macacos estourou com a força da água.