A DENGUE ALASTRA E ASSUSTA MORADORES DE CACHOEIRA DA PRATA

Nas ruas da cidade, não é incomum ver pessoas preocupadas com o quadro de epidemia de Dengue em que Cachoeira da Prata se encontra. De acordo com algumas pessoas da população, que foram acometidas por uma dengue há cerca de quatro anos, se imaginar novamente com a doença não é algo agradável.

LIXO ESPALHADOS PELA CIDADE




Estamos vendo um carro fumacê passando pela cidade, mas isso não nos deixa tão tranquilos por conta das coisas que vemos aqui” é lixo sendo jogado pelas ruas e ainda tem gente sem educação que joga o lixo em qualquer lugar, denunciou um morador, relembrando como é ser infectado pelo vírus.
“É horrível. Lembro que quando tive perdi peso, não conseguia trabalhar, fiquei oito dias de repouso. Eu faço de tudo para evitar em casa que os meus filhos acabem sendo vítimas também”, revelou.

FALTA DE INFORMAÇÃO
Segundo uma professora, falta mais orientações por parte da Secretaria Municipal de Saúde para conscientizar a população sobre as maneiras de prevenir a propagação do mosquito transmissor da doença . “De ação mesmo só vemos o carro fumacê, que tem passado pela cidade, mas não recebemos esclarecimentos, orientações ou divulgações. Isso tem ficado a cargo de nós próprios professores. Nós mesmos é que pesquisamos e passamos para os alunos informações sobre a doença e alertamos para que não deixem vasilhames com água parada em casa”, afirmou a educadora.
CASOS NO BRASIL
No Brasil, até o final de abri de 2015 foram registradas 229 mortes por decorrência da dengue e 169 apenas no Estado de São Paulo, dos quais 74% era pessoas acima de 60 anos.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.